Uma noite especial: Notte di San Lorenzo

Sabe aquele anel de noivado? Aquela pessoa especial? Sabe aquela viagem de lua de mel fantástica? Que tal realizar todos esses desejos? Pois aqui na Italia tem uma data especial para fazer pedidos as estrelas: a Notte di san lorenzo!

 

O primeiro passo para realizar seus desejos é justamente desejar! E agora em agosto teremos uma grande chuva de estrelas cadentes e você vai poder fazer todos os pedidos que quiser.

Quer dizer,  tecnicamente falando, não é bem uma chuva de estrelas cadentes ( felizmente estrelas não caem). A gente dá esse nome por causa de um grego chamado Ptolomeu! O cara dizia que quando os Deuses olhavam para a Terra acabavam esbarravam em algumas estrelas, e justamente por estarem olhando para nós era a hora de fazer um pedido a eles! Ou seja, quando as “estrelas estavam caindo” significava que tinha um Deus olhando para a Terra! Esse foi o inicio da tradição de fazer pedidos para estrelas cadentes.

 

notte di san lorenzo

 

Se não são estrelas caindo o que são?

A Terra nesse período de agosto passa por um rastro de rochas deixado por um cometa chamado Swift-Tuttle. A sua ultima passagem próximo a nós foi em 1992 e vai passar outra vez só em 2126. Então, quando o planeta, na sua orbita em torno do Sol, passa por esse rastro de pequenas rochas deixado lá em 92, essas rochas em contato com a atmosfera da Terra se incendeiam e caem, se desintegrando antes de atingir o solo! Criando esse efeito de chuva de meteoros chamado Perseidas.

Esse fantastico evento astronomico tem esse nome por que a radial da chuva ocorre proxima a constelação de Perseu o heroi Grego.

 Radial é o centro da chuva de meteoro


Radial é o centro da chuva de meteoro

"<yoastmark

Mas o que isso tudo tem a ver com San Lorenzo??

A primeira descrição da chuva foi feita na China em 36 d.c., mas ela ficou mais  conhecida como Noite de São Lourenço, um mártir da Igreja católica que foi queimado vivo em uma grelha de ferro no dia 10 de agosto de 258 d.c. por ordem do Imperador Valeriano.  A chuva de estrelas ficou então conhecida como lagrimas de São Lourenço (San Lorenzo) por coincidirem as datas (a data em que a Terra passa pelo rastro do meteoro e a data de morte do mártir )

Pintor espanhol Francisco de Zurbarán

Pintor espanhol Francisco de Zurbarán

Mas e ai? Como faço para ver as estrelas cadentes?

Por causa da movimentação da Terra, o ápice da chuva não acontece mais no dia 10, e sim no dia 12 de agosto, mas será possivel observar uma maior intensidade de estrelas-cadentes até dia 20 aproximadamente.

Se você mora em um lugar com pouca poluição luminosa já tem uma grande vantagem.

A poluição luminosa basicamente é a iluminação de particulas suspensas no ar. Imagina uma fumaça (poluição) e uma lanterna virada para ela, esse efeito acaba iluminando a noite e tirando a visibilidade e nitidez do céu , essa é a diferença de ver o céu a noite na cidade e longe dela.

http://www.astronomoamador.net/2011/poluicao-luminosa

http://www.astronomoamador.net/2011/poluicao-luminosa

Se você não tem como se afastar muito do centro urbano, uma dica é ficar no local que você vai observar o céu por pelo menos uns 30 minutos. É o tempo que o olho leva para acostumar com o escuro, isso vai ajudar.

Como achar o radial da chuva?

Delta_Aquariids_Radiant_vic

Super fácil e todo mundo sabe que ela acontece entre a constelação de Aquário e de Capricórnio, acima da estrela Fomalhaut…bom, talvez não seja tão fácil assim.

IMG_4437IMG_4436

O que eu indico e uso é um APP chamado SKY VIEW . Nele você coloca a constelação ou estrela que esta procurando e ele vai te indicar a direção! Dá até para colocar uma data e hora especifica e saber como o céu vai estar naquela data!

O que e como pedir!

Quando ver a estrela cadente, o costume diz para fechar os olhos e fazer o pedido. Mas eu prefiro pedir e continuar vendo o espetáculo.

No último ano que vi a chuva de Perseidas, as vezes não dava tempo de terminar o pedido e já tinha outra estrela rasgando o céu! Então para facilitar a vida de todos, (de quem faz o pedido e de quem recebe) eu basicamente fiquei com um pedido só, repetindo ele várias vezes.

Bom, nosso conselho é que você peça algo que não seja só para você. Algo que possa dividir, compartilhar e que possa ser multiplicado! ( ok, esse pedido pode ser desde uma calculadora até a paz mundial)

 

Agora que voce já conhece essa noite bem tradicional aqui na Italia, que tal uma pequena viagem para um lugar afastado? Duas cadeiras e uma coberta, para essa noite romântica e cheia de pedidos?

(uma outra opção de APP é o Star Walk 2 tem para Android e para Iphone.

Preparado? Já pensou onde você vai se ajeitar para assistir a chuva? Quem vai estar lá com você?
Conta para a gente!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *