Essa história é parte do mochilão pela Escandinavia. O Preikestolen foi um desafio incrível! 

Se você leu nosso post da Russia, sabe que fizemos um mochilão de quase 1 mês, e que passamos pela Noruega. Hoje viemos contar sobre o Preikestolen. Um dos primeiros passeios que fizemos na cidade de Stavanger, nossa primeira parada da trip que terminou em São Petersburgo.

Imagine um daqueles cenários de filme, um lugar realmente cinematográfico… Pois bem… a viagem toda– em seus 30 dias– teve diversos pontos altos, mas se todos os outros fossem “baixos” e só tivéssemos visitado o Preikenstolen já teria valido a pena! O lugar é marcante e dizer que é “cenário de filme” não é exagero, lá foi rodado a  cena final da segunda temporada  da serie Vikings, onde o Rei Ragnar Lothbrok esta pensando na vida (nunca viu essa série?! ta perdendo!). Quando vi a cena na tv, rolou um êxtase, gritava sozinho “Eu fui ai, eu fui ai!!!” kkkk numa sensação única de quem reconhece o lugar!  Enfim… se você não curte Vikings continue lendo assim mesmo (ou comece a curtir).

O Púlpito

O Preikestolen é uma falésia em um fiorde. Vamos lá o que é uma falésia e o que é um fiorde? Lembra daquela aula de geografia que você cabulou? Então…

Falésia: Escarpa íngreme, à beira-mar, por efeito da erosão marinha. (Ou a ponta de um penhasco na beira do mar)

Fiorde: Golfo estreito, sinuoso, profundo e alcantilado, de grande extensão, resultante da escavação por geleiras e posterior invasão marinha, comum no litoral da Noruega, Nova Zelândia, Dinamarca, entre outros países.

(Fonte; Dicionário Aurelio)

A tradução de Preikestolen é mais ou menos pedra ou púlpito do orador, é um platô meio quadrado de 25 metros, tem uma altitude de 604 metros — não parece muita coisa falando assim, mas imagina o seguinte, a cidade de Sorocaba (SP) esta a 602 metros de altitude (lembrando que, altitude: Altura na vertical de um lugar acima do nível do mar.), imagina se fizéssemos um corte reto na cidade de Sorocaba e deixasse a agua do mar de Santos ir até a beirada, então, seria mais ou menos isso, só que na Noruega: um grande penhasco com água no fundo.

(Se ficou curioso para saber a altitude da sua cidadeclique aqui)

O Percurso até o ponto mais alto

Saímos de Stavanger, a cidade onde estávamos hospedados, pegamos uma balsa e chegamos no Fiorde onde fica o Preikestolen, a principio parecia uma caminhada tranquila nos 3,8 km até o topo, várias famílias com crianças, prontas para subir e lá fomos nós.

img_2000

Depois de quase uma hora de caminhada, em uma “estrada” de pedras soltas, algumas grandes e outras pequenas, pensamos “…ora, devemos estar chegando!”, então surge a placa “você esta aqui” e nem era a metade do caminho. Era só a primeira de 3 “estações” até o topo!

 

0041 0045

 

Não estou reclamando do caminho não, é muito bonito o percurso, vimos outros penhascos, lagos, alguns com gelo, pegamos sol, frio, vento e quando menos se esperávamos: granizo! Sim, era verão… mas estávamos na Noruega, e claro que não estávamos preparados para granizo!!

 

fd_20130629_019

Já ta chegando??

Foi uma subida muito íngrime e puxada para quem não tem condicionamento físico ( e também pra quem não estava vestido adequadamente).

No entanto chegando lá a vista compensou qualquer tempo ruim ou caminho difícil. É simplesmente um dos visuais mais encantadores que tenho registro em memória (e na câmera! )

Quando você for lá, esteja preparado para as quatro estações em uma hora, talvez pelas fotos seja possível ver que choveu e fez sol, mas as fotos não mostram que fez calor e frio também.

Muita gente sobe até lá como um passeio de fim de semana, tinham os que faziam churrasco, despedida de solteira(o), passeio em família (sim! com as crianças e tudo mais!) e também muitos turistas como nós.

Levar um lanche vale a pena, por que tem a volta ainda e você gastou uma boa energia para chegar lá no topo e não tem nada no meio do caminho para comprar um petisco ou agua.

Fui mais corajoso que a Lia e fui até a beirada do platô. Quando você faz isso…

_mg_2035

Você vê isso…

_mg_2030

Essa é vista quando se olha para baixo

Para uns pode ser assustador, mas juro que tinha um monte de gente sentada na beirada, com os pézinhos balançando como se nada tivesse acontecendo!

Essas são imagens do caminho até o platô.

275 0051 0049 0052

 

E finalmente o platô!! O Preikestolen!

Preikestolen

 

Essa é vista de lá!

008 lo_29jun2013_054

_mg_2023

Tem uma parte que sobe mais, mas não fomos até lá.

fotografia viagem, feita na Noruega, um dos pontos de vista de um fiorde.

fotografia viagem, feita na Noruega, um dos pontos de vista de um fiorde.

E ai? você é chegado em aventuras? Conta pra gente!!

Em breve vamos contar mais histórias desse nosso mochilão! Essa foi só a primeira parada! Continum acompanhando.

Se curtiu nossa historia clique aqui e compartilhe!!

 

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *