Recentemente estamos vivenciando uma série de terremotos na Itália e pouca gente sabe como proceder nesse caso. A gente nunca pensa nisso né?

A Italia esta em um grande emaranhado de falhas sísmicas, por isso vale ficar atento. Os grandes terremotos são raros, mas os pequenos são bem constantes. Só nos últimos meses foram 6 terremotos na Itália que chamaram a atenção. (update nov.16)

Esse post foi escrito no dia 21 de julho, dia que na Roma antiga se comemorava o Festival da Neptunália, que celebrava Netuno, senhor dos mares e terremotos, e já faz umas boas semanas, teve um terremoto em uma madrugada em Monza, nós aqui em casa nem sentimos, ou se sentimos nem percebemos, não temos a referencia do que deveríamos sentir, ainda mais em um terremoto de escala pequena como foi, algo entre 2 pontos na escala sísmica, e para “comemorar” a data de Netuno resolvemos escrever um pouco do que fazer ou não fazer no caso de ter um terremoto. Na verdade fomos pesquisar justamente porque não temos, ou não tínhamos, a menor ideia do que fazer.

IMG_4951

Estátua de Netuno em Firenze

Procedimento

A Defesa Civil italiana sugere em seu site algumas dicas do que fazer antes, durante e depois de um terremoto, vamos a elas:
Em caso de tremor, o conselho é antes de tudo identificar lugares seguros dentro e fora de onde você está. Antes do terremoto acontecer! Ensine seus filhos e repasse com todos da casa o procedimento:

  • Sob uma mobilia resistente, como uma mesa pesada.
  • Contra uma parede no interior da casa.
  • Longe de onde vidros poderiam quebrar (como de janelas, espelhos, fotos e quadros) ou em estantes pesadas ou outros móveis pesados que podem cair sobre você.
  • Na Rua: longe de edifícios, árvores, telefone e linhas elétricas, viadutos ou vias expressas elevadas.

 

  • Se você está em um lugar fechado procure abrigo em uma porta, sob o batente ou sob uma viga.

 

  • Não se use as escadas ou o elevador.

Às vezes, as escalas são a parte mais fraca do prédio e o elevador pode parar e impedi-lo de sair

  • Se estiver dirigindo, não fique perto pontes ou morros.

Eles poderiam desabar e te machucar

  • Fique longe de linhas elétricas e instalações industriais.
  • Fique longe das bordas dos lagos e praias.

Podem ocorrer ondas de tsunami

  • Evite ficar andando curioso pela cidade e redondezas, espere em áreas de espera identificadas pelo plano de emergência municipal.

Você deve evitar aproximar-se do perigo, pesquise na sua cidade qual o plano de emergencia, aqui na Italia todas devem ter.

  • Evite usar o telefone e o carro.

Você deve deixar as linhas de telefone e as estradas livres para não prejudicar os resgates e salvamentos.

para terremto post

Aqui nesse site você pode acompanhar os terremotos pela Italia em tempo real.

O que mais podemos fazer?

Outra dica legal que podemos dar é ter o que um amigo chama de “pasta de fuga”, uma pasta guardada sempre no mesmo local com copia de todos os documentos importantes caso uma evacuação rápida seja necessária, também deixamos uma caixa de transporte dos gatos montada dentro do armário, caso a gente precise correr já tem onde guardar os pequenos!

Torcemos para que a gente nunca precise fazer nada disso.

Mas minha vó já dizia: melhor prevenir do que remediar!

Esperamos que esse post ajude a ficar preparado para esses casos!

Continue acompanhando a gente, no facebook e no instagram!

Share This:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *